RSS

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

DICAS DE BOA SAÚDE PARA O SEU CÃO

Quando temos um animal de estimação,as vezes não estamos bem cientes da responsabilidade que é isso.Não basta apenas dar comida, dar banho,carinho...
è preciso estar atento(a) à algum problema que ele possa ter e que talvez não saibamos.
Por exemplo:a minha cachorrinha tem um problema no coração, que só fomos descobrir, quando ela estava com mais de um ano de idade,e teve um "quase" desmaio na hora de tomar banho no petshop.Então para ajudar à vocês à identificar alguns probleminhas, resolvi dar algumas dicas  que baixei da internet.Para mim foram bem úteis,espero que tambem seja para vocês.


ENTÃO OQUE FAZER QUANDO SEU CÃO:


ENGASGAR
Seu cão pode estar tentando vomitar ou coçando a boca freneticamente com as patas.Tente abrir sua boca e remover o objeto que está obstruindo-esteja ciente de que há chance de ser mordido fazendo isso.Olhe o céu da boca, pois às vezes algo gruda lá,ou um osso pode ficar preso transversalmente.Se você não puder ver o objeto, procure imediatamente ajuda veterinária.


Em alguns casos,pode ser necassário  anestesia geral para a remoção segura de um objeto na boca.


DESMAIO
Procure aconselhamento veterinário imediatamente.Coloque seu cãodentro de uma cesta e mantenha a pasagem de ar livre esticando o pescoço, e segurando a  língua fora do caminho.


TORÇÃO GÁSTRICA
Se seu cão parece desconfortável ou irritado, e a barriga parece distendida e cheia de gases,ligue para o veterinário e leve o cão para uma consulta imediatamente!


DOR DE OUVIDO
Seu cão coçará o ouvido e pode ficar com a cabeça pendendo para o lado.Ele pode esfregar a orelha no chão, balançar a cabeça,uivar e não querer deixar ninguém tocar seu ouvido.Se isso acontecer de repente,pode ser que uma semente de grama ou outro objeto tenha entrado no ouvido.Não coloque absolutamente nada dentro do ouvido dele e ligue para o veterinário.Cuide prontamente de problemas auriculares;negligenciá-los ou tentar curá-los à seu modo, pode fazer com que a cura seja mais difícil.


CONVULSÕES
Caso seu cão comece a fazer movimentos espasmódicos,normalmente acompanhados de travamento da mandíbula,salivação,urinação e defecação,então ele está tendo uma convulsão.Ele pode cair no chão.
A primeira coisa à fazer é tirar a coleira e afastá-lo de qualquer perigo(ex:lareiras,escadas,mesas...).Garanta que ele possa respirar segurando sua cabeça e, se possível,com o pescoço esticado.Não coloque os dedos dentro da boca do cão.
Mantenha o ambiente o mais escuro e quieto possível, evite barulhos repentinos como campainhas e portas batendo. A maior parte dos ataques acabam rápido(embora pareçam durar uma eternidade!)


Anote exatamente os sintomas de seu cão antes,durante e depois da convulsão,e ligue para o veterinário assim que possível.


Espero que essas dicas sejam úteis para vocês,como foram para mim!







                                    Regina Molina.



































 
















 
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © BLACKMEL1